Como adequar a programação neurolinguística ao nosso interesse.

Escrito por Maria Rosa

Em 1 mar, 2024

RESUMO DE PALESTRA, PROFERIDA PELO PROFESSOR JOÃO BATISTA, SOBRE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
-O que é programação neurolinguística? É ciência que trata de como podemos criar, alterar e transmitir realidades;
-Como sair do marasmo, da mesmice produzir e reproduzir padrão de excelência humana, alterando o que somos, e o que são as outras pessoas, fazendo com que todos sejamos melhores. Programando o nosso cérebro, que codifica e decodifica informações, transformando imagens em realidade e reproduzindo acontecimentos.
-O que é sucesso? É conseguir alcançar o que se deseja, o que se quer.
-Como se obtém sucesso, prosperidade?
 Interagindo e influenciando. Supera-se a crise, criando e transformando. Tirando o S e transformando-o em $. (CRI$E = CRIE $). Ofertando algo que satisfaça as necessidades das pessoas que desejamos.
 Transcendendo os nossos “limites”. Aqueles que imaginamos ter, porque fomos programados…
 Tendo filáucia, (segundo Aristóteles (384-322 a.C.), virtude que consiste em amar a si mesmo na medida certa, sem excesso nem carência, integrando no afeto a busca ideal do Bem e do Belo.) ansiando. Aparecendo no contexto certo, na hora certa. Surgindo com um plano de trabalho (desdobramento da aparição). Sendo fiéis ao plano.
 Saindo do lugar comum, tendo um diferenciador qualitativo.
 Ofertando algo de qualidade.
 Estando sempre ao nível do outro.
Até aos sete anos ouvimos mais de 100.000 nãos. Ao comando, não, acessa-se a atividade, a ação. Não suba. Não faça. Não tenha medo. Não fale alto. Devemos evitar o não, buscando do outro, a resposta, a decisão, o comprometimento. O que acontece principalmente com criança, devido a imaturidade do cérebro, é a dificuldades para compreenderem ordens que iniciam com “não”. quando ouvem “não suba no armário” ou “não jogue isso no chão”, o que fica registrado no cérebro da criança são as palavras de ordem, como “subir” e “jogar”. Isso ativa a ação, justamente o contrário do que gostaríamos.
“A maioria das pessoas sabem o que fazer. Poucas fazem o que sabem.”
“Experiência não é o que acontece. É o que fazemos com o que acontece.”
“Insanidade é continuar fazendo o que sempre fez, esperando um resultado diferente.”
“O estilo de vida de uma pessoa não determina o seu potencial, ou o potencial que ela tem, determina o que ela vai se permitir na vida.”
Assim, para o sucesso é necessário:
1-Dominar os fundamentos;
2-Ter objetivos específicos e desafiadores (com os pés no chão, onde estivermos, aprofundando a abertura que iniciamos. Tendo equilíbrio, porém, sonhando grande, quanto mais alto melhor, se os amigos acharem que é loucura, é porque é ótimo!);
3-Agir. Criar realidade solucionando problemas de forma dinâmica.
Devemos nos lembrar sempre de que:
a) -Movimentos lentos são coordenados pelo sistema nervoso simpático. Produzem desânimo, tristeza, apatia, letargia…
b) -Movimentos rápidos são coordenados pelo sistema nervoso parassimpático. Produzem alegria, prazer, sorriso, entusiasmo, motivação produção…
c) -Bons hábitos nos ajudam a utilizar melhor a nossa energia, especialmente, alimentação e respiração adequadas.
-Como decidimos? O tempo todo estamos pensando, levantando informações e decidindo. A qualidade de nossas decisões, determina a qualidade de nossas vidas.
Quando decidimos afastamos a dor e aproximamos do prazer. Nosso cérebro associa dor e prazer a tudo que acontece, quer queiramos ou não.
Associar prazer ao que é doloroso ou associar dor ao que é prazeroso? Isso explica porque propagandas absurdas fazem sucesso. Pequenos detalhes fazem diferença nesta associação de ideias…
EXERCÍCIOS
Comportamento;
1-Consultar uma gama de profissionais;
2-Descobrir o que nos motiva e o que motiva os outros. Abandono da dor (faça uma relação de itens):
• Se eu deixar de fazer, o que de ruim vai me acontecer? O que vou perder se desistir de agir?
• Se eu fizer, quais os prazeres que terei? O que vou ganhar?
3-Agir.
Lembrar-se de que:
“A maior qualidade que alguém pode ter é o poder pessoal, a habilidade de transformar uma ideia em realidade.”
Criando laços, CATIVANDO as pessoas, elas estarão sempre conosco.
Formas de cativar:
• Olhe nos olhos,
• Demonstre alegria,
• Fale com as pessoas sobre o que elas gostam,
• Ouça-as,
• Identifique suas necessidades e as satisfaça (atenção, palavra de ânimo, carinho, abraço…),
• Chame-as pelo nome (nada de comadre, D. Maria, filha, querida, fofa…),
• Respeite o limite psicológico de cada um (círculo de 40 cm. ao seu redor),
• Identifique e respeite a predominância das pessoas (algumas são visuais, outras auditivas e, outras cinestésicas),
• Modele sua fala no mesmo canal do interlocutor,
• Espelhe a pessoa (reproduza sutilmente seus gestos, assim, ela estará vendo o reflexo da pessoa que mais ama)
COMUNICAÇÃO, SEU PODER E COMO DEVE SER
Planejamento estratégico (definir o que quer, o que é necessário, o que fará para conseguir, quais recursos poderá contar) é a melhor oportunidade de modificar-se, é o poder pessoal capaz de transformar uma ideia em algo real, capaz de criar ou alterar uma realidade.
Tudo o que se concebe como realidade, se transforma em realidade, passa a existir, é gerada, através da comunicação.
-Como comunicar?
-Sabendo o que se quer,
-Solicitando (quanto maior a habilidade de solicitar, maior a possibilidade de ser atendido e maior o poder),
-Solicitando de maneira específica (falando com entusiasmo, sendo congruente e elegante)
-Solicitando a quem pode oferecer o que se quer.
-Solicitando até conseguir (se necessário, mude a estratégia).
Assim, tudo irá conspirar a favor.

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