Educação baseada em valores

Escrito por admin

Em 27 ago, 2021

Não se nasce cidadão exemplar, é preciso formá-lo. Da mesma forma que aprendemos matemática e idiomas, deveríamos fazer um doutorado naquelas lições básicas para a convivência e o progresso sociais como: respeito, empatia, igualdade, solidariedade ou pensamento crítico. Sem estes e outros princípios éticos que nos definem como seres humanos, dificilmente seremos capazes de construir um mundo melhor.

OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO BASEADA EM VALORES

Este conceito se refere ao processo educativo que incute diretrizes morais para criar sociedades mais cívicas e democráticas. Portanto, a educação baseada em valores promove a tolerância e o entendimento, prevalecendo sobre nossas diferenças políticas, culturais e religiosas e pondo uma ênfase especial na defesa dos direitos humanos, na proteção das minorias étnicas e dos grupos sociais mais vulneráveis, bem como na conservação do meio ambiente.

Educar com base em valores compete a todos e não só às escolas. A família, as universidades, as empresas ou o esporte, por exemplo, são contextos idôneos para ensinar esses princípios éticos. Mesmo assim, desde há anos países como a Austrália e o Reino Unido incluem a educação baseada em valores no ensino obrigatório.

 

 

EDUCAÇÃO TRADICIONAL VS. EDUCAÇÃO BASEADA EM VALORES

Tanto a educação tradicional quanto a educação baseada em valores são imprescindíveis para o crescimento pessoal e nos ajudam a definir nossos objetivos vitais. Porém, enquanto a primeira nos instrui no conhecimento social, científico e humanista, a segunda nos forma como bons cidadãos. Diferentemente da tradicional, a educação baseada em valores não existe distinção entre o que acontece dentro e fora das salas de aula.

A importância da educação baseada em valores promoveu nas escolas europeias disciplinas como Educação para a Cidadania. Em 2017 já fazia parte do currículo educativo nacional de todos os países da União Europeia (UE) analisados pela rede Eurydice, quer seja como conteúdo transversal, cadeira independente ou integrada em outros programas. A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) também avalia em escala global —dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)— o nível de implementação da Educação para a Cidadania Mundial (ECM) nas políticas educativas nacionais, programas e planos de formação, preparação do professorado e avaliação dos estudantes.

PRINCIPAIS VALORES EDUCATIVOS

A educação baseada em valores aborda várias questões relacionadas com o civismo e a ética, entre as quais se destacam:

  A empatia
Ao nos colocarmos no lugar das outras pessoas em termos cognitivos e emocionais, melhoramos a capacidade para resolver conflitos e entender as opiniões dos demais.

  A igualdade de oportunidades
O princípio de que todos somos iguais é um dos pilares da democracia e, além disso, favorece a inclusão social e a vida comunitária.

  O respeito pelo meio ambiente
A educação baseada em valores nos conscientiza sobre as consequências dos nossos atos no planeta e nos incute o respeito pela natureza.

  O cuidado da saúde
Devemos minimizar os riscos para a saúde promovendo atitudes adequadas e abordando a educação em saúde a partir de uma perspectiva dinâmica, pessoal e coletiva.

  O pensamento crítico
Esta forma de pensar nos torna mais analíticos e observadores, nos ensina a reconhecer a informação de qualidade e nos ajuda a resolver melhor os problemas.

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO BASEADA EM VALORES

Atualmente existem duas teorias diferentes sobre a natureza dos valores. A pedagogia tradicional reconhece regras éticas objetivas e universais que podem ser adquiridas com a aprendizagem e o exercício contínuo. Contudo, uma abordagem mais inovadora defende que a moral é relativa e que depende de cada pessoa, razão pela qual é muito difícil ensinar no nível pedagógico.

No tocante às estratégias mais habituais para educar com base em valores destacam-se as seguintes:

  • Recusar a discriminação, incentivar o debate sobre questões morais e promover lideranças colaborativas.
  • Denunciar as atitudes prejudiciais para o conjunto da sociedade sem estigmatizar os indivíduos.
  • Incidir na ideia de que todos podemos mudar e que somos merecedores de uma segunda oportunidade.

 

Fonte: https://www.iberdrola.com/talentos/educacao-em-valores

 

Usando a Web Share API

Gostou? compartilhe.

Gostou? compartilhe.

Artigos relacionados…

BUSCANDO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA – INTRODUÇÃO

Para buscar ter uma melhor qualidade de vida no mundo atual, saturado de informação, tive que adaptar minha forma de pensar. Pesquisas em psicologia evolutiva indicam que nossas mentes foram moldadas em um ambiente muito diferente do presente, por isso às vezes operam...

Feliz ano novo!

Feliz ano novo!

Ano-Novo nos instiga a renovação. A pandemia nos forçou a comemorar a data de forma bem diferente. Será que a pandemia nos mudou? O que aprendemos vivenciando algo tão inesperado? O que é realmente mais importante, a saúde e tranquilidade ou a confraternização? Será...

Natal 2022

Natal 2022

Ser criança é ter direito a brincar, pular, correr e cantar. Ser criança é ter proteção, carinho, amor e atenção. Ser criança é buscar o saber, ter orientação no aprender. Ser criança é participar, ser ouvido e opinar. Ser criança é aprender brincando, criar, imaginar...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *